IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
31/03/2017 - 11:25
IASB realiza vistorias em áreas em processo de restauração florestal.
Foram visitadas quatro propriedades da região, todas em processo de restauração florestal.
Arquivo IASB
Cezar, antes e depois - Chácara Olho d`Água
Arquivo IASB
Dona Clarinda - Chácara Olho d`Água
Arquivo IASB
Fazenda Santa Maria
Arquivo IASB
Chácara Bosque das Águas
Arquivo IASB
Estância Águas Serenas
Visitas a áreas em processo de restauração florestal. 

Chácara Olho d`Água

Verdadeiros fabricantes de água! Assim podemos definir a família da Dona Clarinda, produtora rural, que vem se dedicando à recuperação e proteção da mata ciliar do córrego Piquitito em sua propriedade e ainda, disseminando aos vizinhos a importância e necessidade de cuidarmos dos nossos recursos hídricos.

O IASB está muito feliz de poder colaborar com esse processo, doando mudas de árvores nativas que vem sendo muito bem cuidadas tanto pela Dona Clarinda, quanto por seu filho Cézar, seus netos, enfim, por todos os seus familiares.

Nas fotos, é possível ver o antes e depois do plantio. Na primeira foto, o Cézar transportando as mudas que seriam plantadas e o resultado 3 anos depois. A outra foto é da Dona Clarinda posando ao lado das mudas com 6 meses e na outra com 3 anos.

Sempre com um sorriso no rosto e orgulhosa do seu feito, Dona Clarinda é uma amante da natureza e sabe dar valor à água que passa por sua propriedade. Inclusive, já está aguardando nossa equipe para ajudá-la em abril com o plantio de mais algumas centenas de mudas ao longo do córrego.

Fazenda Santa Maria

Em nova vistoria realizada na Fazenda Santa Maria, onde temos um área de mata ciliar no Rio da Prata em processo de recuperação florestal, pudemos constatar que muitas das mudas nativas plantadas estão vencendo a batalha contra o capim braquiária. Aos poucos as jovens árvores estão ocupando seu lugar na paisagem.

E para que possam se desenvolver ainda mais, orientamos o proprietário a realizar uma manutenção de limpeza para retirar a pressão do capim sobre elas. É de suma importância para o sucesso da recuperação florestal que estes cuidados sejam feitos periodicamente.


Bosque das Águas

Fizemos uma visita a Chácara Bosque das Águas, para avaliar a área e o estado das mudas. Para evitar a predação por animais, o proprietário fez em cada muda, proteções provisórias, que tem permitido que cresçam e logo se tornem lindas árvores.

Águas Serenas

No último dia 29 visitamos a área em processo de restauração florestal da Estância Águas Serenas, propriedade localizada as margens do Rio Formoso.

Na primeira etapa foram plantadas cerca de mil mudas nativas. Como pode ser visto nas imagens algumas espécies estão tendo um ótimo desenvolvimento, com mais de 2 metros de altura em algumas ilhas.

Essas propriedades citadas, receberam os plantios por meio dos Projeto Ilhas Verdes, Plante Bonito e Projeto Amigos do Rio da Prata.

IASB
Gostou? Compartilhe!
últimas notícias

Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais