IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
27/08/2018 - 13:43
O Ministério do Meio Ambiente discute temas sobre Conectividade de Paisagens
Essa fase tem o objetivo de ampliar o programa, chamando novos colaboradores para pensar e discutir estratégias para incrementar a implantação e execução de ações já existentes em conectividade de paisagens.
Joari Ximenes
MMA
Representantes do governo, da sociedade civil e dos povos indígenas debatem nova fase do Conectividade de Paisagens
O Ministério do Meio Ambiente discuti hoje (27) e amanhã (28), no Anexo da 505 Norte, temas sobre Conectividade de Paisagens – Experiências Atuais e Oportunidades Futuras. É uma nova fase do programa que foi instituído em março deste ano. A proposta, elaborada Grupo de Trabalho composto por representantes do MMA, órgãos vinculados, Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, envolve articulação de políticas em uma abordagem não só biológica, mas integrada à paisagem, à presença do humano e à atividade econômica.
 
Essa fase tem o objetivo de ampliar o programa, chamando novos colaboradores para pensar e discutir estratégias para incrementar a implantação e execução de ações já existentes em conectividade de paisagens. Para isso, além de representantes de iniciativas já existentes (Corredores Ecológicos, Reservas da Biosfera, Mosaicos e Sítios Ramsar), foram chamados para debater a sociedade civil (ONGs, academia) e os indígenas. 
 
DISCUSSÕES

Ainda vão ser discutidos assuntos como mudança do clima e biodiversidade, as vantagens da gestão em paisagem, projeto de trilhas em unidades de conservação, oportunidades de financiamento no Fundo Verde para o Clima (GCF) e nos programas Paisagens Sustentáveis da Amazônia e Conectividade de Paisagens (Conecta). 
 
Instituído pela Portaria nº 75, de 26 de março de 2018, o Programa Nacional de Conectividade de Paisagens tem o objetivo de promover a conectividade de ecossistemas e a gestão das paisagens no território brasileiro. Isso por meio de políticas públicas integradas que proporcionam o desenvolvimento sustentável e estimulam a sinergia entre a conservação da natureza, a manutenção dos processos ecológicos e a prosperidade social econômica e cultural. E ainda contribuindo para a redução dos efeitos das mudanças climáticas sobre o ambiente.

Umas das metas é construir um programa de Estado que pense e ordene a conectividade territorial, tanto do ponto de vista da biodiversidade e da conservação, quanto do humano e do uso do solo. Por isso, apesar de ter sido criada dentro do âmbito do MMA, outros ministérios, como o da Agricultura, se juntaram às discussões.

O Programa Conecta tem atuação baseada nos seguintes eixos temáticos: conservação e recuperação ambiental; gestão territorial; e produção sustentável.
MMA
Gostou? Compartilhe!
últimas notícias

Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais