IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
22/02/2013 - 10:33
RPPN Estância Mimosa: mais uma área protegida na Serra da Bodoquena!
A Mimosa agora é uma RPPN. E com esse gesto acredito que o Planalto da Bodoquena é uma das regiões com maior concentração de RPPNs do Estado que, junto do Parque Nacional e os Monumentos Naturais, ajudam proteger esse ecossistema tão especial que temos por aqui.
Daniel De Granville
Cachoeiras e floresta agora protegidas na RPPN Estância Mimosa
Daniel De Granville
Tiriba-fogo (Pyrrhura devillei), uma das espécies protegidas na nova RPPN
Eu vim morar em Bonito em novembro de 1999. Um dos primeiros lugares que conheci e logo me encantei foi a Estância Mimosa. Recém-comprada pelos mesmos donos do Rio da Prata, era um fragmento de Floresta Estacional com lindas cacheiras do rio Mimoso, um trecho de mata que sempre me encantou. Foi lá que comecei a identificar minhas primeiras aves ainda como parte do trabalho de guia de turismo, acompanhando a regeneração dos poucos trechos desmatados, antes destinados a uma pequena criação de gado. Também foi lá uma das áreas que usei para coletar dados para meu Mestrado.

Ontem veio a grande notícia: a Mimosa agora é uma RPPN. E com esse gesto acredito que o Planalto da Bodoquena é uma das regiões com maior concentração de RPPNs do Estado que, junto do Parque Nacional e os Monumentos Naturais, ajudam  proteger esse ecossistema tão especial que temos por aqui.

Do ponto de vista ornitológico, essa é uma ação importante, visto que temos mais de 400 espécies na região, e uma boa parte dela agora encontra-se protegida nessas Unidades de Conservação. Só a Mimosa tem cerca de 245 espécies!

 
Tiriba-fogo (Pyrrhura devillei), uma das espécies protegidas na nova RPPN. Foto: Daniel De Granville

Para o observador de aves que vem pra cá também fica o prazer de prestigiar sítios turísticos realmente preocupados com conservação. É possível passarinhar nas RPPNs Estância Mimosa, Buraco das Araras e Cabeceira do Prata, além de conhecer outras da região, inclusive no Pantanal. Os Monumentos Naturais Gruta do Lago Azul e Rio Formoso também são sítios turísticos muito visitados e claro, nosso Parque Nacional está bem próximo de receber visitantes regularmente.

Enfim, é um prazer saber que podemos observar aves em áreas cujo objetivo principal é a conservação. Meus parabéns a todos os proprietários de RPPNs, não apenas de Mato Grosso do Sul (REPAMS), mas também do Brasil, pois sabemos as dificuldades de se manter estas Unidades. Espero que o sucesso das RPPNs de Bonito sirva de exemplo e estímulo a outros  proprietários, nesse momento em que o meio ambiente anda tão maltratado em nosso país.
Gostou? Compartilhe!
últimas notícias

Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais