IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
PROJETOS » Bonito para Sempre - Fase I
Principais atividades
O desenvolvimento do projeto foi dividido em 5 fases, sendo estas citadas abaixo:

1ª FASE

A primeira fase compreendeu a Reunião com os Educadores tendo por objetivo torná-los co-responsáveis na realização e continuidade do projeto. A reunião foi realizada na sede do IASB e na ocasião os professores receberam o material de apoio, bem como a programação das atividades a serem desenvolvidas. 

2ª FASE

A próxima etapa foi a palestra de sensibilização com os alunos ministrada por profissionais da área de turismo e meio ambiente, sendo estes associados e/ou voluntários do IASB.

3ª FASE

Esta fase compreendeu a visitação dos alunos e professores aos seguintes pontos de estudos:

  • Viveiro de Essências Florestais da Região da Serra da Bodoquena (Viveiro Municipal): O IASB com a colaboração do técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito utilizou a área do viveiro para práticas ambientais.  Ao final cada aluno foi presenteado com uma muda de espécie nativa.
  • Estação de tratamento de Esgoto: Neste local foram abordados temas referentes aos cuidados necessários para evitar o desperdício de água, dentre outros relacionados. 
  • Balneário Municipal: Neste atrativo natural além do momento de descontração e lazer, os alunos receberam informações do guia de turismo sobre a importância de se proteger a fauna e flora local para se obter melhores condições de vida e garantir a sustentabilidade da atividade turística. 
4ª FASE

As equipes formadas pelos alunos, professores, funcionários e voluntários do IASB percorreram as ruas adjacentes à escola participante, recolhendo e armazenando os resíduos encontrados em sacos plásticos resistentes, que quando cheios foram retirados pelo caminhão da Prefeitura Municipal. Em conjunto a esta atividade ocorreu a distribuição de saquinhos de lixo para os veículos que trafegavam nas ruas próximas a escola participante.

5ª FASE

Após a realização das fases de estudos nos pontos visitados, o (a) professor (a) aplicou um questionário de conclusão elaborado pelo IASB com a finalidade de comparar o conhecimento dos educandos antes de participarem do projeto e os resultados posteriores à participação dos mesmos, visando identificar o nível de absorção dos temas ambientais que foram trabalhados.
Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais