Nome do projeto:
Conectados na Serra

Patrocinador:
Prefeitura Municipal de Bonito

Duração do projeto:
11 meses

 

APRESENTAÇÃO

    Em fevereiro de 2015 a Prefeitura de Bonito firmou com o IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) um convenio de Educação Ambiental voltado para professores e alunos da rede municipal de ensino, o projeto CONECTADOS NA SERRA. O projeto visa sensibilizar professores e alunos sobre a importância da Educação Ambiental afim de torna-los multiplicadores ambientalmente responsáveis, um dos objetivos do IASB. O tema abordado será a Biodiversidade da Serra da Bodoquena através de atividades de capacitação com os professores, alunos e abrangendo a comunidade e alunos do ensino fundamental e médio da rede municipal, estadual e privada.

 No Brasil, temos a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) que dispõe sobre a educação ambiental e determina que ela deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. A Educação Ambiental nas escolas é a prática para preservar o patrimônio natural e ter a percepção que estamos cercados e fazemos parte da natureza nos aproxima cada vez mais dela e para preserva-lo é necessário que se entenda que ambientes naturais conservados e saudáveis são fundamentais para garantir qualidade de vida e bem estar a todos. A ideia de atuação do projeto nas escolas do Município de Bonito é despertar nos indivíduos o cuidado com as atividades que possam causar impacto ambiental.

É de fundamental importância que os personagens principais, professores e alunos, se disponham a entrar no projeto com dedicação e que a equipe, professores e educadores ambientais, sejam mediadores para formar alunos críticos, conscientes e responsáveis com o meio ambiente. A sustentabilidade não ira ocorrer de um dia para o outro, mas podemos começar a buscar mudanças em pequenas atitudes que no momento irá realmente parecer pequena mas, se somadas com outras ações de milhões de pessoas do planeta, faz uma grande diferença.

O Projeto Conectados na Serra é uma realização do IASB e será enquadrado em algumas ações do Projeto Ilhas Verdes. Recebe o patrocínio da Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente e conta com o apoio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação).


OBJETIVOS

Objetivo Geral do Projeto

Capacitar em Educação Ambiental professores e alunos da rede pública de ensino do Município de Bonito/MS com a finalidade de despertar e sensibilizar os mesmos a multiplicar os conhecimentos adquiridos em seus bairros e sociedade assim os tornando agentes de transformação da realidade da qual estão inseridos.

Objetivo Específico do Projeto

    Aperfeiçoar o ensino de educação ambiental em duas etapas: teóricas, sendo elas oficinas e palestras com professores e alunos e práticas, através de construção de materiais didáticos, jogos, visitas técnicas, saídas de campo, concursos culturais e realização de eventos com base em datas festivas e ambientais como: Dia da Água, dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Árvore, Dia Municipal das Aves e Festival da Guavira com ênfase na Serra da Bodoquena e Bonito-MS.

ATIVIDADES PREVISTAS

Programa Aulas Verdes

    O programa Aulas Verdes está inserido no Projeto Conectados na Serra com intuito de mobilizar os professores a incluírem em seus planos de aulas, temáticas sobre a biodiversidade da Serra da Bodoquena e do meio ambiente afim de despertar em seus alunos interesses maiores sobre a conservação e utilização dos recursos naturais, gerar o comprometimento com o meio em que vivem, assumir a responsabilidade para enfrentar os desafios ambientais da atualidade do meio através da educação ambiental e práticas em sala de aula e campo.

Objetivo Geral

Capacitar Professores através de palestras e práticas didáticas ambientais para ser aplicado em sala de aula, exposições, feiras ambientais e eventos municipais.

Programa Sentinelas da Serra

O programa Sentinelas da Serra está inserido no Projeto Conectados na Serra com intuito de favorecer a aprendizagem junto com a formação de uma consciência ambiental voltada para a preservação do meio ambiente em alunos do ensino médio da 
rede pública e privada e alunos do 9° ano da rede municipal e mobilizando os mesmos a interagir com a comunidade levando o conhecimento adquirido pelo programa a outras pessoas em feiras ambientais, palestras, workshops, atividades culturais da cidade de Bonito/MS e em sua comunidade.
     
Objetivo Geral
    
    Capacitar alunos do ensino médio da rede estadual e privada e alunos do 9° ano da rede municipal através de palestras com o tema Biodiversidade da Serra da Bodoquena afim de que os mesmos venham a disseminar o conhecimento adquirido em favor da comunidade, ou seja, para que se torne voluntario e/ou monitor em atividades específicas. 

Ações Pontuais

    Será desenvolvido ações ligadas a datas comemorativas nos dias:
•    Dia da água – 22 de março
•    Dia mundial do meio ambiente – 5 de junho
•    Dia da árvore – 21 de setembro
•    Dia municipal das aves – 3 de outubro
•    Dia dos animais – 4 de outubro
•    Festival da Guavira

METODOLOGIA

    O Projeto Conectados na Serra visa trabalhar com os alunos da rede municipal de ensino totalizando 8 escolas, sendo 2 em áreas rurais e a comunidade de Bonito/MS em datas pontuais e comemorativas, sendo estas: Dia da Água, Dia da Árvore, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia Municipal das Aves, Dia dos Animais e Festival da Guavira e fora essas datas será incluído no Projeto temas relacionados a Biodiversidade 
da Serra da Bodoquena. Essas datas serão executadas em forma de palestras, aulas de campo, aulas práticas, exposições, feiras, eventos e avaliações que serão aplicadas antes da prática e outra depois e sempre abrangendo o tema do Projeto com um total de 8 momentos sendo que esses serão levados as escolas de acordo com a demanda e/ou programação das mesmas e o mesmo para uma turma de cada escola. Para escolha dessa turma contaremos com o apoio das escolas e também da SEMED.
        
O foco do projeto não é tão somente alunos e comunidade e sim os professores também e para essa linha vem o Programa Aulas Verdes que será desenvolvido com os professores da rede municipal de educação de acordo com a disponibilidade dos mesmos. Será apresentado ao professor o conteúdo do programa que ocorrerá de março a novembro totalizando 7 encontros com uma média de 2h de duração e o local a definir de acordo com a quantidade de inscritos e em cada um desses encontros o Projeto Conectados na Serra levará ao professor conceitos sobre a Serra da Bodoquena e aulas práticas para desenvolvimento em sala de aula, jogos, aulas didáticas e lúdicas.

Nos encontros será estipulado uma meta de cada professor fazer um plano de aula com a temática da Serra da Bodoquena, uma aula de educação ambiental com as características que o Projeto Conectados na Serra irá fornecer. No final do período de encontros os 3 melhores planos ganharão prêmios e o 1° lugar irá disponibilizar a aula para encerramento do programa Aulas Verdes com a turma escolhida pelo próprio professor.

Esses encontros serão estipulados como aula programada do professor com a escola, datas essas cedidas SEMED. 

Outra linha de atuação dentro do projeto é o programa Sentinelas da Serra que irá abranger os alunos do 9° ano da rede municipal e Ensino médio da rede pública e privada do Município de Bonito/MS. O programa irá convidar esses alunos para uma capacitação sobre a Biodiversidade sobre a Serra da Bodoquena que terá os encontros ao longo da execução do projeto (março a novembro) com datas e horários estipulados em conjunto com a equipe técnica. A prática dessa capacitação será feita nas datas pontuais das escolas, feira ambiental, aulas de campo com os alunos, eventos, exposições e todas as ações que o IASB desenvolverá ao longo do Projeto, logo nessas datas os alunos terão a chance de vivenciar na prática o conteúdo abordado durante as capacitações teóricas.

METAS

•    Formação de professores da rede municipal de ensino para que sejam facilitadores dos princípios da educação ambiental.
•    Realização de 8 capacitações com professor (palestras, cursos, oficinas) – Programa Aulas Verdes.
•    Realizações de campanhas socioambientais com a comunidade.
•    Realização as seguintes datas comemorativas: Água, Dia mundial do Meio Ambiente, Dia da Árvore, Dia Municipal das Aves, Dia dos animais e Festival da Guavira.
•    Participação dos alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino.
•    Realização do Programa Sentinelas da Serra.
•    Realização da VI Feira Socioambiental.
•    Realização do Concurso Recicla Fashion.
•    Realização do Concurso de Desenhos “Nas Linhas da Serra da Bodoquena”.
•    Participação da comunidade.

IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
Rua Monte Castelo, nº 598, Sala B, Centro
(Esquina com 31 de Março)
CEP: 79290-000 - Bonito / MS
Telefone: (67) 3255-1920
E-mail: iasb@iasb.org.br
Todos os direitos reservados © 2024 - IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.