IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
PROJETOS » Conectados na Serra
Principais Atividades

ATIVIDADES EXECUTADAS


5ª edição do Calendário: "Nas linhas da Serra da Bodoquena”. Este concurso contou com uma capacitação, voltada aos professores da Rede Municipal de Ensino sobre o tema do calendário este que é também o tema do Projeto Conectados na Serra: Biodiversidade na Serra da Bodoquena. A capacitação foi apresentada nos municípios que abrangem a Serra da Bodoquena: Bonito, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho.

6ª edição do Concurso: “Recicla Fashion”, concurso ambiental e cultural, onde um casal de alunos das escolas inscritas produz uma roupa com materiais reutilizados e com mesmo tema: Biodiversidade da Serra da Bodoquena.

Ação Pontual Dia da Água: As ações em prol a água tiveram início pela manhã no Balneário Municipal, onde a equipe do IASB levou atividades de educação ambiental para as crianças e distribuiu sementes de Ipê Amarelo à população presente. No final da tarde, às 17:00 no auditório da Câmara Municipal dos Vereadores, foi exibido o Filme: “A Lei da Água – Novo código florestal e contou com 28 pessoas, entre essas guias de turismo, professores, secretários do município, estudantes, colaboradores de atrativos ecoturísticos e outros. No decorrer da semana (de 23 a 27 de março) as ações em comemoração ao Dia Mundial da Água continuaram em 4 escolas municipais de Bonito. Duas tendas foram colocadas do lado de fora da escola, pois o intuito também é alcançar a comunidade presente nas proximidades. Nestas tendas ocorriam as atividades de educação ambiental com os alunos e população.  Conceitos de mata ciliar e sua importância para rios e água e a contaminação dos mesmos através do lixo descartado de forma incorreta foi repassado aos alunos através de explicações teóricas, cartazes e gráficos ilustrativos, mutirão de limpeza ao redor da escola para comprovar a quantidade de lixo que é descartado erradamente e como esse lixo contamina os rios e bacias hidrográficas, distribuição de sementes de ipê amarelo para enfatizar o plantio de árvores nas beiras dos rios e outras atividades como gibi infantil com dicas de economia de água para produção, jogo de tabuleiro sobre a Serra da Bodoquena e a atividade gotas da consciência feita pelos alunos.

Início do Programa Sentinelas da Serra: abertura do Programa com a presença de 35 alunos, apresentação do Programa, seu objetivo, metas e metodologia de trabalho, datas e horários de encontros.

Início do Programa Aulas Verdes: Início das capacitações para os professores participantes do programa de extensão do Projeto Conectados da Serra.

Votação Pública: Calendário: “Nas linhas da Serra da Bodoquena”. Após a escolha dos 20 desenhos finalistas pela comissão julgadora no começo de maio, desenhos estes que irão compor o calendário do ano de 2016, iniciou a votação pública nos 4 municípios participantes: Bonito, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho para escolha dos 3 melhores.

Ação Pontual Mutirão de limpeza e plantio de Mudas: limpeza na beira do Córrego Bonito e plantio de mata ciliar. Ambos focando a preservação dos corpos d’água, a neutralização de carbono através do plantio juntamente com o incentivo da utilização de bicicletas, evitando gases do efeito estufa. 

VI Edição da Feira Socioambiental: Conhecer para Preservar! A Feira Socioambiental de Bonito promove a milhares de pessoas desde 2010, concursos, exposições, oficinas, jogos, vídeos, palestras, teatro e diversas outras atividades. Favorecer o processo de aprendizagem e ao mesmo tempo permitir a formação de uma consciência ambiental voltada para preservação e o respeito à natureza é um dos objetivos do evento. Seu público é formado por alunos da rede pública e particular de ensino, educadores, famílias e turistas, que aprendem sobre sustentabilidade, consumo consciente e conservação da natureza. Através das músicas, palestras, teatros e atividades oferecidos pelo evento, o público é convidado a experimentar um maior contato com o meio ambiente, enriquecendo-se de compreensão e responsabilidade as questões ambientais.

Cartilha “Serra da Bodoquena – Encontro de culturas, histórias, biomas e ecossistemas”: durante a Feira, ocorreu o lançamento da Cartilha “Serra da Bodoquena – Encontro de Culturas, Histórias, Biomas e Ecossistemas”, um material educativo que reúne diversas informações a respeito do Planalto da Bodoquena. Considerando que muitos dos trabalhos de Educação Ambiental desenvolvidos em seus municípios de entorno são voltados para que professores, estudantes e demais membros da comunidade possam conhece-la melhor, estes esbarram na falta de informação sobre alguns aspectos locais ou na existência de informações espalhadas em diversos artigos técnicos e científicos, dificultando muitas das vezes a leitura e entendimento. Visando facilitar a oferta de conhecimento sobre a região à diferentes públicos, o IASB, por meio de pesquisas, estudos e compilação de dados, elaborou textos sobre temáticas variadas a fim de confirmar a importância de uma das mais belas e impressionantes regiões do Brasil. São 76 páginas ricas em conteúdo técnico, ilustrações e imagens que prenderão a atenção do leitor do começo ao fim.

Monitoramento e Qualidade de Água: Os alunos Sentinelas, receberam o conteúdo sobre monitoramento da água através da prática com o Ecokit, kit este de educação ambiental para controle de qualidade de água. Primeiro ocorreu a capacitação teórica seguida da prática e, campo e finalizando com a transmissão das informações nas escolas de Bonito/MS.

Educação Ambiental no Instituto Mirim Ambiental de Bonito/MS: O Projeto “Conectados na Serra” através do Programa “Sentinelas da Serra”, é o responsável pelas aulas de Educação Ambiental no Instituto Mirim Ambiental de Bonito/MS. As crianças irão receber até dezembro de 2015 aulas sobre a Serra da Bodoquena, aulas com outros temas ambientais e será desenvolvido com eles, um projeto de compostagem orgânica para produção de adubo para horta do Instituto. As aulas acontecem semanalmente.

Ecokit: A importância da água, sua qualidade e características, foram levadas aos alunos e professores através de ECO KIT, kit pedagógico de monitoramento da qualidade de água, onde parâmetros da água como: pH, turbidez, oxigênio dissolvido e temperatura são avaliados e para cada um deles foi realizada uma explicação para o entendimento do parâmetro analisado.

Visita técnica ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena: O Programa proporcionou aos alunos, a aproximação entre a teoria e a prática sobre as características da Serra da Bodoquena, além de permitir uma leitura in loco do ecossistema através de uma visita técnica ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena (PNSB).

 

ATIVIDADES PREVISTAS:


Visita técnica a Concessionária Águas Guariroba: Trabalhar o tema “Qualidade e Monitoramento de água” com os participantes dos programas de Educação Ambiental: Aulas Verdes, voltado aos professores e Sentinelas da Serra, voltado aos alunos. Assim, a prática com o Ecokit, trabalhado com os participantes dos dois programas, tanto em campo como em sala de aula (escolas) somado a visita técnica, vem agregar conhecimento para as aulas e projetos futuros no ambiente escolar e social.


Ação Pontual Compostagem e horta doméstica: Capacitar escolas sobre o reaproveitamento de resíduos que contribuem diretamente na prevenção de resíduos que contribuem diretamente na prevenção do solo e rios provocados por contaminação e descarte incorreto. Com a transformação dos resíduos das merendas das escolas em material rico em nutrientes, a compostagem promove a valorização dos resíduos exercendo papel importante na preservação do meio ambiente.


Ação Pontual Camada de Ozônio: Dia 16 de setembro é o dia internacional da proteção da camada de ozônio. Capacitar as escolas sobre os gases do efeito estufa e conscientização sobre a importância dessa camada e as formas para evitar sua destruição através de plantio de mudas, gerando a neutralização do carbono. O percurso até as escolas será feito de bicicleta enfatizando a proteção. 

Ação Pontual dia da árvore: Comemorar o dia da árvore, levando informações a alunos e comunidade sobre sua importância através de atividades de educação ambiental, jogos, distribuição de sementes e mudas em dois momentos: Escolas e Praça Pública.

Visita técnica ao CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres: Prática da capacitação sobre fauna com os alunos do Programa Sentinelas da Serra. A origem dos animais recebidos pelo CRAS está muito relacionada ao tráfico e à criação em cativeiro de animais silvestres assim, os alunos na prática alcançam a ideia da extinção da nossa fauna silvestre.

Ação Pontual dia das aves e animais: Levar informações relacionadas ao dia da ave (municipal e nacional) e dia dos animais. O primeiro momento, acontecerá em praça públicas nos dias 3 e 4 de outubro com a participação de diversos projetos parceiros do tema em comemoração. O segundo momento, será na semana seguinte nas escolas, levando informações aos alunos sobre os animais através de atividades de educação ambiental, jogos e atividades.

Ação Pontual dia do Rio: Novembro é o mês do Rio e estes são de grande importância para o meio ambiente, em diversos ecossistemas e população. Capacitar alunos e comunidade sobre a proteção dos corpos d’água através da conscientização de não polui e o papel das matas ciliares.

Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais