IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
PROJETOS » II Feira Ambiental e Social de Bonito
Campanhas
IASB 
 Campanha "Pego aqui, uso acolá, para Bonito não sujar!"
IASB 
 Campanha "Pego aqui, uso acolá, para Bonito não sujar!"
Para produzir a estrutura do evento buscou-se utilizar a maior quantidade de materiais retornáveis que posteriormente pudessem ser reciclados, visando minimizar custos e incentivar a comunidade bonitense a realizar a separação destes materiais. Ao todo foram utilizados 6 (seis) materiais diferentes: plástico (tampas e garrafas tipo PET), madeira (caixotes de verdura, estruturas de proteção para peças de carro e vidro, peças inutilizadas de móveis e construções), papelão (embalagens de produtos, bobinas de lona, revistas e jornais), embalagens longa vida, isopor, alumínio (latas de alimentos).

Dentre as ações desenvolvidas durante a organização e montagem do evento, ocorreram diversas atividades de mobilização, entre elas a campanha “Pego aqui, uso acolá, para Bonito não sujar!”, que visa à coleta de garrafas tipo PET. Como resultado desta campanha foi produzido um dingol de incentivo, adaptando a música “O Pato” (Autor: Vinícius de Moraes), segue: 

(...) 
Lá vem o IASB, pega aqui, pega acolá 
Lá vem o IASB, sua PET coletar 
Garrafa com tampa, sem tampa também 
Lavada ou suja, o que importa é a intenção 
Garrafa não é lixo, basta atenção 
O IASB transforma o seu garrafão 
(...) 

Tal campanha mobilizou as escolas públicas e privadas de Bonito, onde foram montados pontos de coleta nas escolas, possibilitando aos alunos, professores e demais funcionários maior participação. Em ação no bairro da Grande Marambaia, município de Bonito, foram coletadas 700 garrafas em duas horas.
 
As empresas de Bonito aderiram à coleta seletiva de papelão, armazenando os mesmos em locais adequados e mantendo-os limpos. A coleta de caixotes de verduras foi adaptada, pois a demanda pelo material na cidade é relevante, por serem utilizados como combustível em fornos industriais. Reiteramos que ambos os materiais possuem valor econômico e em alguns casos são comercializados, assim o IASB se preocupou em captar o necessário para produção do evento, respeitando atividades sociais dependentes deste tipo de material.

Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais