IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
PROJETOS » IV Feira Ambiental e Social de Bonito
Concursos
  • Recicla Fashion 
Com o intuito de estimular a discussão sobre a produção de resíduos sólidos, reaproveitamento de materiais e coleta seletiva em nosso município, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB promove há 3 anos o Concurso Recicla Fashion voltado para escolas públicas e privadas do município de Bonito.

Promover a sensibilização entre os alunos, incentivar a reflexão e a criatividade, envolvê-los na adoção de ações práticas para a conservação dos recursos naturais e para melhoria da sua qualidade de vida, são objetivos deste concurso que a cada ano surpreende não só a instituição, mas jurados e participantes, que ficam encantados com o show de criatividade dos alunos.

A ideia deste concurso sempre foi promover a união entre os estudantes, o envolvimento destes com professores, coordenação e diretoria e estimular outros usos para materiais que ainda podem ser reaproveitados. Para o IASB não existem vencedores, pois todos o são.

Esta categorização serve apenas para distinguir quem mais se adequou ao tema do ano, aproveitou um maior número de materiais e abusou da criatividade. Só para constar, o tema de 2013 foi ‘Plantas da Mata Atlântica’.

O IASB fica sem palavras para descrever o que estes alunos são capazes de fazer. Só revendo as fotos para compreender o que é o concurso Recicla Fashion.

  • Nas Linhas da Serra da Bodoquena
O Concurso de Desenhos ‘Nas Linhas da Serra da Bodoquena’ é desenvolvido há três anos com alunos de escolas públicas e particulares do município de Bonito que tenham a faixa etária entre 6 a 10 anos, concorrendo na categoria Infantil e, entre 11 a 14 anos, concorrendo na categoria Infanto-juvenil.

Através deste concurso o IASB espera difundir características ecológicas e geográficas da Serra da Bodoquena, promovendo maior aprendizado entre os alunos ao incentivar a reflexão e a criatividade e, sensibilizando-os e envolvendo-os na adoção de ações práticas para a conservação dos recursos naturais e para melhoria da sua qualidade de vida.
Resumindo, a intenção do concurso é fazer com que os estudantes se interessem por conhecer mais sua região. E foi pensando nisto que a partir de 2012, os professores começaram a receber uma atenção especial, vistos que eles seriam o ponto focal de orientação aos alunos interessados em participar, e ainda, dariam o estímulo para isso.

Os 223 desenhos inscritos, ricos em detalhes, passaram a mensagem de que os alunos compreenderam a importância da Serra da Bodoquena. Mas, como infelizmente não há possibilidade todos serem publicados, novamente uma comissão julgadora, formada por quatro jurados, teve a árdua missão de escolher os 16 desenhos finalistas que foram para votação durante a IV Feira Ambiental e Social de Bonito. Todos os finalistas automaticamente são inseridos no calendário. A votação é apenas uma forma de eleger o desenho que melhor representou a região, na opinião de crianças e adultos participantes do evento.

No dia 5 pela manhã e a tarde, mais de 400 estudantes participaram deixando seu voto.

Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais