IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
PROJETOS » Matas Ciliares
Matas Ciliares
O Projeto Demonstrativo de Recuperação de Matas Ciliares no Rio Mimoso, Bonito/MS tratou da recuperação de matas ciliares em propriedades rurais no rio Mimoso. Esta proposta foi elaborada devido à precária situação de alguns rios e córregos da região, em especial o rio Mimoso e, pela falta de recursos financeiros por parte de proprietários, principalmente os pequenos, para investir na recuperação dessas áreas através do modelo convencional e oneroso mais utilizado, que é o plantio de mudas.

 Denominado também como Matas Ciliares, o projeto demonstrativo trabalhou com 03 unidades piloto ao longo do rio Mimoso (rio que continua sofrendo diferentes graus de perturbação), procurando desenvolver 05 técnicas de recuperação eficientes ecologicamente e de baixo custo. As estratégias utilizadas para efeito de comparação quanto às vantagens econômicas e ecológicas, foram: regeneração natural, regeneração natural induzida, semeadura direta, poleiros artificiais e plantio de mudas. O incentivo para que os proprietários não quisessem desmatar novamente as áreas recuperadas foi através de cursos que estimularam o uso de novas práticas e, que sendo aplicadas, podiam aumentar a produtividade das propriedades, diminuindo a pressão sobre as matas ciliares. 

Mais de 50% de proprietários da região foram abrangidos através dos cursos, oficinas e dias de campo. O resultado positivo, fez com que outros produtores, não participantes diretamente do projeto aderissem a um dos modelos de recuperação, implantando-o e, se tornando um multiplicador das práticas conservacionistas incentivadas pelo projeto.

Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais