IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
PROJETOS » Matas Ciliares
Áreas demonstrativas
As propriedades onde foram implantadas as unidades demonstrativas são de fácil acesso e seus proprietários tinham um bom relacionamento com os demais vizinhos. Possuem características pouco semelhantes, tanto no que diz respeito às áreas a serem recuperadas quanto à atividade econômica. 

A Chácara Mimoso, localizada no Alto Mimoso nas coordenadas 20º 58’ 3,8” S e 56” 33’ 18” W, possui 46 hectares, destes, 0,35 hectares (70 metros de extensão do rio) estavam completamente degradados, não apresentando nenhum tipo de vegetação e com presença de diversas erosões. A maior erosão tinha aproximadamente 10 metros de largura por 10 metros de comprimento. Neste espaço o proprietário também cultivava pequenos animais, como porco e galinha, além da horticultura. A casa sede se encontrava na faixa de 50 metros de APP e ainda, a roça estava há uns 2 metros de distância da barranca do rio. Nesta roça havia plantio de cana-de-açúcar, mandioca e banana. Além da agricultura de subsistência e cultivo de pequenos animais, o proprietário também possuia algumas cabeças de gado leiteiro.

A Chácara Santa Cruz, localizada no médio Mimoso nas coordenadas 21º 02 1,7” S e 56º 27’ 29,9” W, possui 49 hectares.A principal atividade econômica da época era a agricultura de subsistência e o arrendamento do pasto. Neste pasto, existiam 02 (dois) açudes, abastecidos pela água da chuva, evitando assim que o gado tivesse acesso ao rio. A extensão do rio na propriedade é de aproximadamente 170 metros e a faixa de mata ciliar se encontra apenas na barranca do rio e tem no máximo, 4 metros de largura. O restante da área de mata ciliar exigida na legislação estava ocupado pelo quintal da casa. Na barranca do rio havia uma erosão de aproximadamente 05 metros de comprimento por 02 metros de largura provocada pelo gado. Esta área onde se encontra a erosão esteve fechada, de acordo com a proprietária, há 03 (três) anos, mas não apresentou nenhum indício de regeneração natural.

O Sítio Santa Rita, localizado no baixo Mimoso nas coordenadas 21º 04’ 09’’ S e 56º 22’ 40’’ W, possui 40 hectares de área. A atividade econômica principal da época era pecuária leiteira e, em menor escala, criação de ovinos e agricultura de subsistência. Possuia pastagem cultivada e 03 (três) açudes no pasto abastecidos com água da chuva. A faixa de rio pertencente à propriedade chega aos 600 metros, dos quais, aproximadamente 140 metros precisavam de recuperação de mata ciliar, pois a área foi desmatada para implantação de pastagem. Estes 140 metros se dividiam em duas áreas de pasto cobertas por pastagem do gênero braquiária. A primeira área possuia 90 metros de comprimento e como o gado tinha acesso, a braquiária estava baixa. A segunda área possuia 50 metros de comprimento e apresentava capim bastante alto, com a presença de algumas espécies nativas.

Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais