IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
PROJETOS » Nossos Córregos
Área de abrangência
A área de abrangência deste projeto compreende a Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, localizada na porção central do município de Bonito, a sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul. Está inserida na Sub-bacia do rio Miranda, uma das seis sub-bacias da Bacia do Alto Paraguai (BAP). Seus limites são os divisores das bacias dos rios Bacuri (ao norte), Perdido (a oeste), da Prata (ao sul) e o rio Miranda (a leste), ocupando aproximadamente 1.334 quilômetros quadrados de área (aproximadamente 27% da área total do município). Possui características e peculiaridades distintas e apresenta um rico conjunto de biodiversidade, sendo uma importante fonte de água clara para o Pantanal.

A partir de sua foz no rio Miranda, além do próprio rio Formoso, estão entre os seus principais afluentes: na margem esquerda, o rio Mimoso e os córregos Retiro, Formosinho e Bonito, sendo que neste último deságuam os córregos Restinga e Saladeiro; e, na margem direita, merecem destaque o córrego São João e o rio Sucuri.

Dentre estes, os córregos Bonito, Restinga e Saladeiro constituem estruturas importantes no sítio paisagístico urbano de Bonito e são grandes influenciadores da qualidade das águas do Formoso, rio com alta relevância econômica e social para a região. Por esta razão e também por serem mais susceptíveis às ações antrópicas, onde o uso que se faz das suas águas vem comprometendo sensivelmente sua qualidade e colocando em risco a inviabilização das águas do rio Formoso para os usos mais nobres (SEMA/IMAP, 2002), é que estes córregos, iniciando pelo Restinga, se tornaram o foco principal deste projeto.
 
Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais