IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
PROJETOS » Plante Bonito
Como participar
  • Cidadão / Turista
Em tempos de mudanças climáticas, em que vemos tantas previsões se tornando realidade perto da gente, fica a sensação de que poderia ter sido feito alguma coisa para mudar este quadro. Infelizmente não dá tempo pra ficar imaginando, temos que agir agora. Mas fazer o quê? O que o cidadão comum pode fazer para diminuir a destruição ambiental?

Por incrível que pareça, não é tão difícil, mas ao mesmo tempo exige um certo sacrifício nosso.  Economizar energia, água, papel, diminuir consumo de embalagens, optar por alimentos de origem orgânica e local, plantar árvores e reciclar o lixo já fariam uma enorme diferença. Mas nem sempre conseguimos, seja por desatenção ou mesmo impossibilidade devido aos ritmos da vida moderna.

Temos todos um "déficit" com o meio ambiente. E é ai que entra em cena o Programa Plante Bonito.

De forma a orientar os cidadãos, principalmente, os visitantes que passam pela região da Serra da Bodoquena, desenvolvemos uma Calculadora de Carbono, através da qual poderão estimar a emissão de CO2 decorrente de suas viagens, e financiar o plantio do número de mudas necessários para compensar as emissões. A calculadora pode ser acessada através do link: www.iasb.org.br/calculadora. O pagamento pode ser feito diretamente no site do IASB, acessando: www.iasb.org.br/loja.


  • Empresas
Para que tenhamos êxito nesta luta pela preservação e recuperação de nossos recursos naturais, é necessário que um  número cada vez maior de empresas demonstrem uma postura de responsabilidade frente a questões ambientais e participem de iniciativas para combater a destruição e auxiliar na recuperação do meio ambiente.

As empresas podem participar do Programa Plante Bonito através de três formas:
*** Patrocínios de projeto de restauração
A empresa que opta pelo patrocínio de projetos de restauração determina o número de mudas que irá apoiar e a forma de repasse de recursos (anualmente ou mensalmente). pela sua participação, recebe um certificado do plantio que poderá ser utilizado para a divulgação, além da inserção de sua logomarca no site do IASB. Empresas que alcançam a quantia de 1.000 mudas plantadas recebem o Troféu Plante Bonito. Para quantias maiores de mudas patrocinadas existem outros benefícios, como palestras aos funcionários.

***Plantio de Mudas para reduzir os efeitos das emissões de carbono
O IASB oferece uma oportunidade para empresas e eventos adotarem atitudes mais responsáveis e sustentáveis: reduzir os efeitos causados por suas emissões através do plantio de árvores. Para participar é preciso preencher um inventário de emissões da empresa ou evento. Após quantificar suas emissões, é possível calcular o número de árvores necessárias para o plantio. As empresas participantes desta categoria recebem, além do certificado do plantio, o Selo "Plantamos Árvores para reduzir os efeitos das emissões de CO2". O objetivo verdadeiro desta ação é o  plantio de mudas nativas, sendo o cálculo de emissões um ato simbólico que inspira a atitude conservacionista nas empresas participantes do Programa.

***Empresários em Ação
Empresários em ação é um evento realizado a cada dois anos para comemorar o Dia da Árvore. Diversas empresas são convidadas a apoiar a ação demonstrando a união, comprometimento e responsabilidade ambiental dos participantes.
Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais