IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
PROJETOS » Sistemas Agroflorestais
Metodologia de plantio - SAF's
Neste projeto foi utilizado como estratégia de complementação para recuperação das matas ciliares os Sistemas Agroflorestais, baseado na Lei N. 4771, de 15 de setembro de 1965, que institui o Código Florestal e as suas regulamentações, nos casos de Interesse Social e na Resolução N, 369, de 28 de março de 2006. 

Como os Sistemas Agroflorestais são planejados para permitir colheitas desde o primeiro ano de implantação, de forma que o agricultor obtenha rendimentos provenientes de culturas anuais, hortaliças e frutíferas de ciclo curto, este pode utilizar a mata ciliar por um período de 02 anos, enquanto aguarda a maturação das espécies florestais e das frutíferas de ciclo mais longo, sem causar prejuízos para a recuperação (Armando et. al, 2003). 

A vantagem desse sistema é que além de permitir a recuperação da fertilidade do sistema e a preservação das espécies nativas da região, promove também a diversificação dos produtos agrícolas para a comercialização em diferentes épocas do ano e ao longo do tempo, incrementando e aproveitando a mão-de-obra familiar. Além disso, a sua implantação não exige muito recurso, pois mudas, sementes e estacas, tanto podem ser colhidas, quanto trocadas e repartidas entre vizinhos. 

De acordo com Armando (2003), outra vantagem do sistema é que contribui sobremaneira para mudanças no padrão alimentar e, notadamente, para a segurança alimentar dessas famílias e ainda, oferece aos consumidores, produtos sadios, livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Esse sistema possui caráter inovador para o município, pois apesar de bastante conhecido ainda está sendo timidamente empregado, tendo relatos apenas em alguns lotes de assentamentos rurais da região.
Patrocinadores
Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais