IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
PROJETOS » V Feira Socioambiental de Bonito
Concursos

Nas Linhas da Serra da Bodoquena

A Quinta Edição do Calendário Ecológico do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB traz como tema o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral com área de 76.481 hectares, divididos em dois fragmentos, sendo um ao norte e outro ao sul, ambos distribuídos em terras dos municípios de Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho, todos pertencentes ao Estado de Mato Grosso do Sul.

E por estar presente nestes municípios, pela primeira vez, o Concurso de Desenhos Nas Linhas da Serra da Bodoquena, a qual dá vida ao Calendário Ecológico, envolveu as escolas públicas municipais dos quatro territórios a fim de divulgar e promover o parque entre seus professores e alunos. Uma sequência de reuniões para apresentação das atividades, seguida de palestras e envolvimento da comunidade na votação pública marcaram todas as etapas do concurso. Etapas estas que contaram com o apoio das Secretarias de Educação, cujos Secretários (as) e equipe receberam de braços abertos o IASB, bem como as orientações transmitidas, tendo papel fundamental em todo o processo.

O resultado conquistado foi bastante promissor. Ao todo, 139 educadores participaram das palestras promovidas pelo IASB com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio sobre o Parque Nacional, podendo aprender e conhecer melhor suas características, riqueza e importância. Este trabalho teve como fruto a inscrição de mais de 300 desenhos que retrataram o entendimento dos alunos sobre a Unidade e, pela riqueza de elementos que utilizaram, pode-se dizer que compreenderam perfeitamente o papel que ela desempenha na região, protegendo nascentes, matas e animais, além da beleza exuberante que a compõe.

Para muitos, foi a primeira vez que ouviram falar do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, para outros, já conheciam, mas não tinham ideia de seu valor. Sendo assim, mais uma vez o Concurso de Desenhos promovido pelo IASB, possibilitou a disseminação de informações por meio de uma rede formada pela Secretaria de Educação, professores e alunos expandindo o alcance de todas as informações transmitidas, possibilitando que a região seja cada vez mais conhecida por sua população, sendo que, desta forma, se sentirão aptos a cuidar e zelar por sua conservação.

Reforçando ainda mais a divulgação das belezas naturais da Unidade, o IASB atuou ainda em parceria com o ICMBio para divulgação do ‘Concurso Vamos dar um nome ao mascote do Parque Nacional da Serra da Bodoquena’, levando ao mesmo público informações específicas à respeito da ave símbolo do parque, a Harpia.

O casamento dos concursos permitiu envolver toda a Rede Municipal de Ensino Fundamental, uma vez que os desenhos envolveram alunos do 1º ao 5º ano e, os nomes envolveram alunos do 6º ao 9º ano das escolas urbanas, rurais e indígenas.

Em 2014 ainda há outra novidade. O número de desenhos foi ampliado. Nos calendários anteriores apenas 16 desenhos eram divulgados, agora nesta edição são 20, subdivididos em 5 desenhos por município. Além disso, cada município ganhou um espaço no calendário para contar sua história, potencialidades e conquistas.

Também será possível notar a presença de um peixinho muito gracioso e falante.Trata-se do IASBinho, o mascote do IASB. Ele irá os acompanhar em todos os desenhos comentando informações interessantes à respeito do Parque Nacional da Serra da Bodoquena para que possam, como os alunos e professores, compreender a real importância da Unidade de Conservação.


Recicla Fashion

O concurso Recicla Fashion, há cinco anos vem sendo realizado pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena/IASB em parceria com as escolas públicas e privadas do município de Bonito, mas nesta quinta edição o concurso abrangeu os municípios de entorno ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Criatividade e beleza estiveram presentes nos figurinos da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, Colégio Honorato Jacques, ambos de Bonito, e da Escola Estadual João Pedro Pedrossian do município de Bodoquena/MS.

Os figurinos apresentados foram produzidos a partir de materiais recicláveis, concretizando os objetivos propostos pelo IASB nas suas cinco edições, contribuindo para a valorização dos resíduos sólidos urbanos produzidos na região da Serra da Bodoquena.

O Concurso Recicla Fashion é uma ação inserida no Projeto Ilhas Verdes e conta com o patrocínio da Petrobras.

Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais