IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
PROJETOS » VI Feira Socioambiental de Bonito
Lançamentos
Lançamento do Livro Floresta, Água e Clima: Boas Práticas nos Biomas Brasileiros

Continuando com as comemorações, na solenidade de abertura foi realizado o lançamento oficial do Livro Floresta, Água e Clima: Boas Práticas nos Biomas Brasileiros, publicação esta que reuniu em um único material orientações, aprendizados e conquistas de diversos projetos socioambientais para que inspirem a formulação de políticas públicas e a adoção de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das comunidades e à conservação dos recursos naturais.

Projetos com foco em restauração florestal, extrativismo, geração de renda, sistemas agroflorestais e adequação ambiental, envolvendo diferentes públicos como agricultores familiares, pequenos produtores, povos indígenas, populações tradicionais, professores e estudantes, descreveram a realidade que enfrentam e relataram suas experiências mais exitosas com o propósito de divulgar o impacto gerado na vida e no ambiente de seus
protagonistas.

Representantes de 39 projetos responderam ao chamado de duas instituições, Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina – ADEMADAN e Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB, que em uma parceria inédita, se uniram para tornar realidade esta publicação com a intenção de servir de estímulo à construção de uma sociedade mais justa e solidária, econômica e ambientalmente sustentável.

Este material rico em experiências, foi melhor explicado por sua idealizadora. Sendo assim, a Drª Eliane Bêe Boldrini, coordenadora técnica da ADEMADAN foi convidada para apresentar ao público o Livro Floresta, Água e Clima: Boas Práticas nos Biomas Brasileiros.


Lançamento da Cartilha Serra da Bodoquena: Encontro de Culturas, Histórias, Biomas e Ecossistemas

Em uma noite de comemorações houve em segundo lançamento, sendo este de caráter regional. Trata-se da Cartilha Serra da Bodoquena: Encontro de Culturas, Histórias, Biomas e Ecossistemas.

A proposta de elaboração da Cartilha Serra da Bodoquena já vinha de longa data. Considerando que uma das finalidades do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB é conservar e proteger a biodiversidade da região que dá nome a esta publicação, muitos dos trabalhos de Educação Ambiental desenvolvidos são voltados para que professores, estudantes e demais membros da comunidade possam conhece-la melhor.

Tais trabalhos sempre se depararam com duas situações, a falta de informação sobre alguns aspectos locais ou a existência de informações espalhadas em diversos artigos técnicos e científicos, cuja linguagem dificulta o acesso por pessoas leigas.

Visando reunir considerável número de informações em um único material para facilitar a oferta de conhecimento a diferentes públicos sobre o Planalto da Bodoquena, foi que o IASB aceitou o desafio de pesquisar, estudar e compilar diversos textos referentes à região sob os mais variados temas.

A ideia principal da cartilha Serra da Bodoquena não é apresentar uma verdade absoluta sobre o tema, e sim oferecer um material educativo que venha confirmar a importância de uma das mais belas e impressionantes regiões do Brasil, a fim de que se possa valorizá-la e por consequência, priorizar sua conservação.

O material tem ainda a intenção de provocar nos estudantes e pesquisadores a vontade de estudar o que mais se esconde neste paraíso. Ainda há muito que descobrir. A cada nova expedição, novas descobertas. E são estas pesquisas que, juntas, moldam e contam na cartilha Serra da Bodoquena, a história de uma região única, localizada no interior do Mato Grosso do Sul, nos limites do Pantanal do Nabileque.


Lançamento do Calendário Ecológico IASB 2016

Na ocasião, foi apresentado ainda o Calendário Ecológico IASB 2016, que traz como tema a Biodiversidade da Serra da Bodoquena. Fruto do concurso de desenhos Nas Linhas da Serra da

Bodoquena, a elaboração deste calendário envolve Secretarias Municipais de Educação, coordenadores pedagógicos, diretores, professores e alunos numa corrente de divulgação das riquezas e belezas naturais da Serra da Bodoquena.

Promovido nos quatro municípios de entorno da Serra, sendo eles, Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho, o concurso de desenhos capacitou 284 professores e envolveu mais de 20 escolas municipais, incluindo as associações Pestalozzi, APAE e Escolas Especializadas.

Visando valorizar o empenho e a criatividade dos alunos, o Calendário Ecológico é ilustrado por 20 desenhos, sendo 5 desenhos de cada município participante. Além da finalidade de disseminar informações a respeito de um local misterioso e especial, a ideia do calendário é promover a valorização, admiração, orgulho e respeito de todos às crianças e jovens autores dos desenhos, bem como reforçar o papel de professores e escolas na formação de cidadãos ambiental e socialmente mobilizados.

O IASB agradeceu a todos os envolvidos, Secretaria de Educação de Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho, bem como seus professores e alunos e afirmou que, o calendário é fruto da união de todos e seu sucesso já é garantido, não só por sua beleza, mas por conta das parcerias estabelecidas, cujos laços foram novamente reforçados em 2015.


Marca Páginas

Material ilustrado com belas fotos abordando a biodiversidade da Serra da Bodoquena, com o objetivo de apresenta-las a comunidade e incentivar a conservação das nossas belezas naturais. As fotos são de autoria do Fotógrafo Daniel de Granville do Photo In Natura.


Jogo ‘Na trilha das Ilhas’

"Nas Trilhas das Ilhas" é um jogo que desperta o interesse e estimula a aprendizagem dos participantes, enquanto se divertem, os mesmo assimilam as informações passadas pelo jogo.

Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais