IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
(67) 3255-1920
iasb@iasb.org.br
Acesso rápido
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena
PROJETOS » Viveiro Municipal de Mudas Nativas
Principais atividades
1 Zoneamento da área do viveiro para sua implementação

Para melhorar o aproveitamento do espaço e utilização mais adequada do solo e das infra-estruturas, o viveiro passou por um zoneamento, que consistiu na elaboração de uma planta de situação, onde foi efetuada a divisão de sua área por setores de atividades.

2 Ampliação dos canteiros e melhoria das instalações do viveiro visando o aumento da produção e da qualidade das mudas.

A fim de ampliar a produção de mudas e melhorar a qualidade das mesmas, o viveiro passou por uma reestruturação que foi realizada pelos próprios funcionários. Essa reestruturação compreendeu na cobertura e fechamento do espaço onde se encontrava o berçário de mudas. O galpão existente no viveiro também passou por uma reforma que envolveu o fechamento com alvenaria e madeira.

3 Métodos e equipamentos para coletas de sementes

4 Produção de substrato orgânico através da compostagem e adubação verde.
Com o propósito de reduzir os gastos com a compra de substrato, utilizados no preenchimento dos tubetes e sacos plásticos para formação das mudas, foi feito um centro de compostagem para produção de adubo orgânico. O material que foi utilizado para produção desse composto veio da limpeza e manutenção do próprio viveiro sendo aproveitados folhas, galhos finos, restos de capina, bem como vegetais e folhagens que já estavam sendo cultivadas para a produção de adubo verde, como o milheto e a mucuna preta.

5 Apoio às iniciativas de recuperação de áreas degradadas, através da comercialização de mudas e informações técnicas para a formação das mesmas.

6 Promoção de campanhas, atividades de educação ambiental e capacitação dos funcionários para o aumento da produção de mudas com alta qualidade.
Para que esse programa se tornasse sustentável e dinâmico, foram realizaaos campanhas e atividades de educação ambiental envolvendo escolas, instituições públicas e privadas, proprietários rurais, comunidades ribeirinhas e demais interessados. 
Loja
Seja voluntário
Calculadora
Siga-nos no Facebook
Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB
Rua 24 de Fevereiro, 1507
Centro - Bonito / MS
CEP: 79290-000
iasb@iasb.org.br
(67) 3255-1920
Redes Sociais