12ª Feira Socioambiental de Bonito

A 12ª Feira Socioambiental de Bonito reuniu milhares de participantes em um evento repleto de experiências e conhecimento ambiental.

17 de Junho de 2024

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o IASB e a Prefeitura Municipal de Bonito realizaram, nos dias 10, 11 e 12 de junho, a 12ª Feira Socioambiental de Bonito, no Centro de Convenções. A feira atraiu um total de 4.976 pessoas, entre a programação diurna e noturna, incluindo 4.271 alunos da rede escolar e 705 visitantes do público em geral, com uma média de 1.600 pessoas por dia.

A Feira Socioambiental de Bonito é um marco anual na agenda ambiental do estado durante o mês de junho, abordando temas de extrema seriedade de maneira divertida, interativa e educativa. Não basta apenas transmitir teoria; é fundamental apresentar os conhecimentos de forma lúdica, permitindo que os participantes formem suas próprias opiniões sobre as questões ambientais. Reconhecendo que a mudança de comportamento é impulsionada pela experiência, a feira tem como objetivo proporcionar uma transmissão de informações de forma interativa, associando teoria e prática.

A programação contou com apresentações teatrais, incluindo o Grupo Florestinha de Campo Grande-MS com a peça "Rio Vivo: o despertar para a natureza", o Grupo Casa com a peça "Planeta Água", patrocinada pela SANESUL, os alunos do Instituto Mirim Ambiental de Bonito com a peça "Lola um Sonho Real", e o Grupo Deslimites com "Dona Aranha quer se casar".

Nesta edição da feira, com o apoio da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares (ABRASEL) e Refrigel, trouxemos a Oficina de Culinária Sustentável. Os chefs Sylvio Trujillo e Regiane mostraram aos participantes como transformar ingredientes simples em pratos deliciosos, promovendo a redução do desperdício de alimentos.

Para os educadores, foi oferecida uma oficina de formação para professores. A equipe da Chalana Esperança explorou a coleção “Vozes do Pantanal”, um material composto por livros infantis que apresenta a diversidade da fauna do Pantanal, sensibilizando as novas gerações sobre a importância desse bioma.

Durante o dia, além das exposições, contamos com palestras direcionadas aos alunos do Ensino Médio das escolas estaduais do município. O Corpo de Bombeiros Militar de MS abordou o tema "Impacto Ambiental Causado pelos Incêndios Florestais". Ana Cristina Ajalla e Felipe das Neves, pesquisadores da AGRAER, discutiram "Implantação e Conservação dos Guavirais". A equipe do Instituto Homem Pantaneiro falou sobre "Cabeceiras do Pantanal" para os alunos do Distrito Águas do Miranda. A Fundação Neotrópica do Brasil apresentou uma palestra sobre o "Monitoramento e Qualidade das Águas dos Rios Cênicos de Bonito", e Gustavo Herold, do Rio Sucuri Ecoturismo, abordou "Sistemas Agroflorestais". Além disso, a equipe do GRETAP discutiu suas ações técnicas, e Lívia Cordeiro, do GESB, falou sobre "O que Podemos Aprender com as Cavernas".

As atividades noturnas contaram com mesas redondas que trouxeram temas de extrema importância. No primeiro dia, a abertura do evento contou com a Palestra Magna de Arthur Falcette (SEMADESC), que falou sobre "A Importância Ambiental e Socioeconômica do Rio Formoso e os Desafios para sua Proteção e Conservação". No segundo dia, a mesa redonda abordou "O Desafio da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para o Sistema de Esgotamento Sanitário", com a mediação da Dra. Marla Diniz Brandão, presidente do COMDEMA. Os palestrantes da mesa foram Lívia Cordeiro (Ciclo Azul), Indara da Silveira (Eu Reciclo), Leopoldo Godoy (SANESUL) e Ruhan de Lima (Tribunal de Contas do Estado). No último dia, o tema foi “Serra da Bodoquena – Uma visão sistêmica sobre o carste e o Pantanal”, mediado por Ana Cristina Trevellin, da SEMADESC, acompanhada pelos palestrantes Capitão Kelvin Augusto Valente (PMA), Leonardo Sampaio Costa (IMASUL), Sandro Roberto da Silva (ICMBio) e o Subtenente Santiago da Silva (Corpo de Bombeiros).

Para a realização deste evento, contamos com o apoio de diversos parceiros que gostaríamos de destacar, como o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e suas associações (AGTB, ABH, ABAETUR, ATRATUR, ABRASEL, ABETTUL). Também destacamos o apoio dos atrativos turísticos Rio Sucuri Ecoturismo e Grupo Rio da Prata, que disponibilizaram seus colaboradores para a montagem do evento. A colaboração da Ambiental MS Pantanal, que contribuiu com a distribuição de copos para os visitantes, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que ofertou uma peça de teatro, e a empresa de internet M2, que nos manteve conectados ao disponibilizar internet durante os três dias de evento. A Secretaria de Educação e Cultura de Bonito (SEMEC) também foi essencial, garantindo a participação de 100% da rede municipal de ensino. E claro, a parceria do Centro de Convenções de Bonito.

Não poderíamos deixar de agradecer também a participação dos expositores: Visit Bonito, Sindicato Rural de Bonito, AGRAER, Centro de Pesquisa e Capacitação da AGRAER (CEPAER), Ciclo Azul, Grupo de Espeleologia da Serra da Bodoquena (GESB), Secretaria de Meio Ambiente de Bonito (SEMA), Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Fundação Neotrópica do Brasil, SEBRAE, Corpo de Bombeiros de Bonito, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Militar Ambiental (PMA), Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal (GRETAP), Sanesul, Detran-MS, Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAT), Energisa e Rio Sucuri Ecoturismo.

E claro, os agradecimentos aos nossos voluntários, que gentilmente dispuseram de seu tempo e afazeres para estarem conosco: Ana Lucia, Analu Aivi, Emanueli Ribeiro, Edna Cristina, Raphael Cardoso, Barbara Castro, Juliana Gil e Adriana Sobrinho. Agradecemos também o Projeto Garoto Cidadão, que encantou a todos com belas apresentações culturais nas aberturas das atividades noturnas.
Nesta edição, a feira foi um sucesso e esperamos contar com todos novamente no próximo ano!

OUTRAS DE

NOSSAS AÇÕES

PARCEIROS

INSTITUCIONAIS

PMA - Policia Militar Ambiental
FUNLES
Famasul
Prefeitura Municipal de Bonito
Sindicato Rural de Bonito
Semagro
Agraer
Imasul
NOSSOS

APOIADORES

Gmais
Estancia Mimosa
Parque Ecológico
Brazil Foundaction
Rio da Prata
Grupo Praia Parque
Lagoa Misteriosa
Rancho S
Dimad Madeiras
Cultivar
Edem Agrominerais
IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
Rua Monte Castelo, nº 598, Sala B, Centro
(Esquina com 31 de Março)
CEP: 79290-000 - Bonito / MS
Telefone: (67) 3255-1920
E-mail: iasb@iasb.org.br
Todos os direitos reservados © 2024 - IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.