SOBRE O IASB

Instituto das Águas da Serra da Bodoquena

O IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2002 e tem como missão conservar as águas da Serra da Bodoquena, gerindo os recursos naturais de forma participativa e sustentável, visando recuperar, conservar e proteger os rios, solos, matas e a biodiversidade da região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O IASB promove ações e implanta projetos nas áreas de recuperação e educação ambiental , buscando incentivar a  conservação da diversidade biológica e cultural da região onte atua, bem como estimular o exercício da cidadania socioambiental.

Assim, a missão do IASB é baseada em sua trajetória, área de atuação e no que a instituição acredita:

"Conservar as águas da Serra da Bodoquena"

Nossa História

Em 1999 um grupo de pessoas de vários segmentos (produtores rurais, pesquisadores, guias de turismo, empresários e moradores ribeirinhos) preocupadas com a situação ambiental de um importante rio do município de Bonito/MS se reuniu buscando encontrar soluções para resolver os problemas diagnosticados. O fruto desta reunião culminou na realização de diversas ações voltadas para a sensibilização e mobilização dos moradores do referido rio. 

Distribuição de sacos de lixo para coleta nas fazendas ao longo do rio e estradas da região; instalação de lixeiras nos postos de combustíveis para recebimento do lixo proveniente da zona rural; produção de mudas nativas para recuperação das matas ciliares; reuniões de conscientização com moradores da região; reuniões de esclarecimentos com o poder público; e, instalação de placas educativas ao longo das rodovias, foram algumas das ações promovidas.

A cada ano o grupo se fortalecia ainda mais, agregando novos simpatizantes. Com atuação constante, viu-se então a necessidade de formalizar o trabalho do grupo, montar uma organização que pudesse angariar recursos financeiros e humanos levando adiante tudo o que vinha sendo feito.


Assim, no ano de 2002 foi criada oficialmente a Associação Amigos do Rio Mimoso voltada para preservação, defesa e conservação da microbacia do rio Mimoso, através de ações que incluíssem reflorestamento de matas ciliares e trabalhos de educação ambiental. Ficou mais conhecida pela comunidade local na sua forma abreviada: Amigos do Mimoso.

Durante os meses seguintes após sua criação, a Associação Amigos do Mimoso se deparou com diversas situações de degradação em diferentes cursos d´’agua da região. Nas assembleias realizadas, era frequente o relato de algum problema ambiental, fazendo com que os sócios começassem a pensar em ampliar a base de atuação da associação.

Após diversas reuniões e discussões acerca da reformulação do estatuto, no ano de 2004 a Associação Amigos do Rio Mimoso se tornou Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB com o objetivo de continuar o desenvolvimento de trabalhos ambientais no rio Mimoso, mas também defender todos os rios da Serra da Bodoquena, inclusive os urbanos.

Vale destacar que a Serra da Bodoquena é a maior extensão de florestas naturais preservada do estado de Mato Grosso do Sul e uma das maiores áreas de floresta estacional decidual do país. É tida como um frágil reservatório de água que abastece todos os municípios de entorno, Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho, bem como seus atrativos turísticos. Condições peculiares tais como sua localização em áreas de confluência de diversos biomas como o Pantanal, o Chaco, o Cerrado e a Mata Atlântica possibilitaram a extraordinária diversidade de espécies vegetais e animais que ali podem ser encontradas. Reconhecida pela Organização das Nações Unidades para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO como Reserva da Biosfera, possui 76.481 hectares de mata protegida inseridos na única unidade de conservação de proteção integral do estado, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Por meio deste pequeno resumo, está mais do que justificado o fato de se ter uma instituição voltada para a conservação e proteção desta região tão importante.

O IASB, em busca de avaliar o estado ambiental dos rios da Serra da Bodoquena, realizou sobrevoos em várias microbacias para diagnosticar suas condições de conservação, bem como o uso e ocupação do solo. Após levantar os principais problemas, iniciou a elaboração de sua carteira de projetos, voltada para amenizar a situação encontrada. A partir daí, reafirmou sua linha de atuação, focada na promoção da recuperação florestal e da Educação Ambiental. Desta forma, os projetos desenvolvidos pela instituição envolveram e envolvem esses temas por acreditar na importância da manutenção das matas nativas, dos recursos hídricos e na capacidade de mudança do ser humano.

A forma participativa pela qual o IASB desenvolve seus projetos proporcionaram e ainda proporcionam reconhecimento da comunidade local, das instituições privadas e dos órgãos públicos, cuja colaboração foi ativa em todas as atividades desenvolvidas pelo instituto, sendo grandes parceiros e colaboradores do fortalecimento alcançado até os dias atuais.

Fortalecimento este, resultado do empenho de sócios e da diretoria que com afinco e paixão garantem a existência do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena por quase 20 anos promovendo e difundindo a defesa, preservação e conservação dos rios da região da Serra da Bodoquena, respeitando e fazendo respeitar o ecossistema, a biodiversidade e a comunidade envolvida. 

Presidente
Eduardo Folley Coelho

Vice-presidente
Meire Cristina Muniz dos Santos

Diretores
João Gomes da Silva
Nino Rodrigo Cabral de Barros Lima
Sylvio Eduardo Trujillo Nunes da Silva
Télcio Prieto Barboza
Valdemir Garcia Martins

Conselho Fiscal
Bruno Leite Miranda
Clair Garzella dos Santos 
Orlando Moreira Jacques

Equipe técnica
Diretora Executiva: Liliane Lacerda 
Técnico de Campo: Raphael Cardoso da Silva
Auxiliar de Campo: Joari Vieira Ximenes
Administrativo/financeiro: Eveline König

PARCEIROS

INSTITUCIONAIS

PMA - Policia Militar Ambiental
FUNLES
Famasul
Prefeitura Municipal de Bonito
Sindicato Rural de Bonito
Semagro
Agraer
Imasul
NOSSOS

APOIADORES

Rio da Prata
Dimad Madeiras
Cultivar
Estancia Mimosa
Edem Agrominerais
Rancho S
Brazil Foundaction
Gmais
Parque Ecológico
Lagoa Misteriosa
Grupo Praia Parque
IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
Rua Monte Castelo, nº 598, Sala B, Centro
(Esquina com 31 de Março)
CEP: 79290-000 - Bonito / MS
Telefone: (67) 3255-1920
E-mail: iasb@iasb.org.br
Todos os direitos reservados © 2024 - IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.