Proprietários que integram o 2º Edital do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) - Uso Múltiplo Rios Cênicos Formoso, Prata, Betione e Salobra, já começaram a implementar as primeiras iniciativas sustentáveis previstas em seus planos de ação, com o suporte do incentivo financeiro disponibilizado pelo projeto. As práticas adotadas visam promover a conservação ambiental e aumentar a sustentabilidade das propriedades rurais.
Dentre as ações em execução, destacam-se os Sistemas Agroflorestais (SAFs), que ajudam na conservação da biodiversidade local e geram subsídios para as propriedades. Outras práticas conservacionistas implementadas incluem a captação de água de chuva, o círculo de bananeiras e a implantação de fossas verdes, contribuindo para o saneamento rural sustentável e a preservação dos recursos hídricos.
A instalação de bebedouros também faz parte das ações, evitando que o gado acesse áreas de preservação permanente (APP) e corpos d’água, preservando a integridade dessas regiões sensíveis. A construção de açudes em áreas afetadas por erosão ajuda a conter a degradação do solo e recuperar áreas impactadas pelo escoamento superficial.
Além disso, os proprietários estão adotando boas práticas de pastagem e piquetiamento para rotação de gado, que auxiliam na proteção da cobertura vegetal, previnem a compactação do solo e aumentam a produtividade do pasto.
Essas iniciativas demonstram como a gestão sustentável das propriedades rurais pode trazer benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a produtividade agrícola. O Programa de Pagamento por Serviços Ambientais - Uso Múltiplo Rios Cênicos Formoso, Prata, Betione e Salobra é uma iniciativa colaborativa entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com apoio do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) e WWF Brasil.