Nas águas cristalinas de Bonito, a turbidez da água, causada por partículas sólidas em suspensão, se torna uma das principais propriedades a ser monitorada. Por meio desse acompanhamento, é possível analisar as causas do turvamento e planejar as intervenções a serem feitas nos cursos d'água.
Em um esforço conjunto entre IASB, IMASUL, Promotoria de Bonito, atrativos turísticos e produtores rurais, dados de turbidez e volume dos rios estão sendo coletados. Os atrativos utilizam o Disco de Secchi e a nossa equipe, o turbidímetro.
Quinzenalmente coletamos amostras em 8 pontos localizados nos rios Formoso, Formosinho, Mimoso e Rio da Prata. A partir deste mês serão incluídos pontos nos córregos urbanos.
Também somos parceiros da SOS Mata Atlântica no Projeto Observando os Rios do MS, que reune instituições, empresas e a população em geral na coleta de água e análise de 16 parâmetros que medem a qualidade da água. Somos responsáveis pela análise de quatro pontos nos córregos urbanos: Bonito e Restinga.
#IASB20ANOS #amigosdoprata #amigosdoformoso #amigosdomimoso #sosmataatlantica #observandoriosdoms
#ProjetoÁguasdeBonito