Hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, é um momento para celebrar esse recurso essencial, mas, acima de tudo, agir para protegê-lo! O IASB tem se dedicado à preservação dos nossos recursos hídricos desde sua criação, há 22 anos.
Para chamar a atenção sobre como a população está lidando com os recursos hídricos, foram realizados dois mutirões de monitoramento em cursos d'água importante, revelando um cenário preocupante:
Rio Formosinho: Com um percurso de aproximadamente 2,5 km dentro da água, encontramos uma grande quantidade de resíduos submersos, especialmente pneus antigos, plásticos e latas de alumínio. Além da limpeza, a Polícia Militar Ambiental identificou petrechos de pesca e ceva ilegais, demonstrando outro problema grave que ameaça a biodiversidade local.
Rio Formoso: Também com 2,5 km percorridos, esse foi o trecho mais impactado, onde encontramos muitos resíduos flutuando na superfície, principalmente garrafas PET e pedaços de isopor. Submersos, foram identificados inúmeros microplásticos. Além disso, foi encontrado um acampamento ilegal na beira do rio, desmontado pela PMA.
Esses resultados são um alerta urgente! Os rios de Bonito são um patrimônio natural, fonte de vida, turismo e bem-estar. Para garantir sua preservação, é fundamental que todos façam sua parte.
A ação foi coordenada pela Polícia Militar Ambiental e contou com o apoio de membros do IASB, Secretaria de Meio Ambiente, Visit Bonito, o parlamentar Paulo Henrique Breda, a equipe do ICMBio, e voluntários da comunidade que se juntaram a causa.