Finalizamos o ano de 2022 com uma nova ação do projeto Águas de Bonito por meio da construção de barreiras de pedras. Essa ação tem o objetivo de evitar o aumento de erosões e voçorocas, pois visa reter os sedimentos que são carreados até os rios por águas pluviais, aumentando assim o volume de infiltração da água nos lençóis freáticos.
A primeira propriedade a receber essa benfeitoria será a Chácara Olho D`água da Dona Clarinda, que está localizada no médio Mimoso e faz parte também do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais(PSA).
No vídeo temos o nosso diretor João Gomes que é quem está coordenando a atividade de separação das pedras e construção das barreiras, na região do Rio da Prata tendo obtido resultados bem positivos , sendo por esse motivo que estamos agora replicando a mesma metodologia na região do Mimoso e seus afluentes.
Para essa ação contamos com o apoio da Edem Agrominerais, que forneceu as pedras, máquina para o carregamento e alguns operários, a Prefeitura de Bonito, através das Secretarias de Obras e Meio Ambiente, que disponibilizaram um caminhão caçamba com motorista, Jardim Sub e Recanto Ecológico Rio da Prata, que cederam dois colaboradores cada para os trabalhos.
O Projeto Águas de Bonito é uma ação conjunta do IASB, IMASUL, Ministério Público Estadual e Sindicato Rural de Bonito com a parceria da Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e de Obras, e da Cultivar MS. O Projeto Águas de Bonito recebe o apoio do FUNLES (Fundo Estadual de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados) e do Fundo Luz Alliance, pela Brazil Foundation.
O Projeto conta ainda com a colaboração de diversas empresas e proprietários rurais como: Grupo Rio da Prata, Fazenda Princesinha, Grupo G4 – Irmãos Matzenbacher, Edem Agrominerais, Parque das Cachoeiras, além do apoio da Câmara Técnica de Conservação do Solo e da Água (SEMAGRO), AGRAER e Instituto SOS Pantanal.
#IASB20anos #BFapoio2022 #BrazilFoudation #FundoLuzAlliance #Funles #Semagro #ProjetoÁguasdeBonito #RioMimoso #CórregoPiquitito #PrefeituradeBonito #SEMA #SecretariadeObras